quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

ANEL convoca: VIII Assembleia Nacional da ANEL, dia 21 de Março em São Paulo


Assembleia NacionalA Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL) convoca toda a juventude brasileira, das universidades e escolas, a estar presente na VIII Assembleia Nacional da entidade, que ocorrerá em São Paulo no dia 21 de Março.
Em 2013 a juventude brasileira deu uma grande demonstração de força. Saímos às ruas, em primeiro lugar para derrotar o aumento das tarifas do transporte público, fomos vitoriosos. Mas como dissemos desde o início, “nunca foi por 0,20 centavos”.  Continuamos a partir de Junho lutando contra as injustiças sociais, tais como o descaso com a saúde e a educação. Foram inúmeros atos de rua e milhões de brasileiros empunharam sonhos e pisaram firme.
A partir de Junho de 2013 o Brasil dos megaeventos e meganegócios passou a ser o país dos megaprotestos. Foi assim que, nas ruas, dissemos que não iríamos mais aceitar a cortina de fumaça lançada sobre o caos dos serviços públicos, o caos da vida urbana, a falta de perspectivas da juventude e a situação, cada vez mais gritante, de opressão a qual estão submetidas mulheres, LGBTs, negros e negras. Com certeza, somos parte de uma geração que deixou marcas na política, na história. E anunciou marcas no futuro do Brasil.
É com esse espírito que chegamos em 2014. A ANEL foi parte das mobilizações a partir das Jornadas de Junho. Estivemos nas ruas, ocupamos câmaras de vereadores e avenidas. Denunciamos a repressão, lutamos contra os governos e as reitorias.
 2014 não será diferente!
 O Carnaval ainda nem chegou e não restam dúvidas de que o ano já está de vento em poupa. A juventude do rolezinho marcou o “início dos trabalhos”, atos contra as injustiças da copa foram convocados em mais de 30 cidades de 17 estados. Está claro que existe uma grande disposição de luta. A ANEL é parte de tudo isso.
Agora as universidades e escolas se preparam para voltar às aulas. Não é nenhuma novidade a precária situação da educação pública brasileira. Mesmo depois de todas as reivindicações de mais investimento na educação, em torno da campanha pela aplicação de 10% do PIB em educação pública, o governo segue destinando apenas 6% do PIB para a educação. Além disso, o projeto do PNE está em tramitação e deve ser votado o quanto antes. Esse mantém todos os projetos de precarização e privatização da educação e dos recursos públicos (como o REUNI, PROUNI, FIES…). Além disso, esse PNE nega a exclusividade de destinação dos recursos públicos em educação pública ao longo do seu texto.
Dilma também vendo anunciando, desde o fim de 2013, a possibilidade de cortes orçamentários na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO. Assim como já fez antes, Dilma pode está prestes a anunciar cortes no orçamento da educação. Desde já anunciamos: Dilma, não aceitaremos cortes no orçamento da educação. Queremos 10% do PIB para a educação pública, já!
Enquanto a bola rola, não tem saúde, não tem escola!
O Brasil se prepara para receber o principal evento do futebol mundial: Copa do Mundo da FiFa. A realização da Copa do Mundo é o principal demonstrativo da injustiça social no nosso país.
Em 1982, durante a copa do Mundo da Espanha, a seleção brasileira contava com um dos melhores “times” da competição. Sob o comando de Telê Santana, a equipe contava com Zico, Falcão, Sócrates, Éder, Júnior e Serginho “Chulapa”. Na segunda fase da competição, à seleção bastava apenas um empate contra a Itália para se classificar. Mas Paolo Rossi, em dia inspirado, marcou três gols e sacramentou a desclassificação brasileira. Sócrates e Falcão marcaram para o Brasil, mas não foi suficiente. Os italianos acabaram campeões, aos vencer a Alemanha na final por 3 a 1. Assim acabou a participação do Brasil na Copa do Mundo de 1982. Em 2014, mesmo antes do início da competição e apesar da genialidade futebolística de Neymar, o Brasil (dos brasileiros) já foi eliminado.
A verdade é que a Copa do Mundo da Fifa não trará benefícios aos brasileiros. Com 12,9 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais, o Brasil é o oitavo país do mundo com maior taxa de analfabetismo entre adultos, de acordo com dados do 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos. Enquanto isso está sendo gasto mais de 20 Bilhões em obras para os megaeventos. Além disso, os números do Prova Brasil mostram que de 160 mil professores perguntados, apenas 33% dos mesmos afirmam ter conseguido ministrar 80% do conteúdo programado ao longo de 1 ano letivo.  Não é preciso ser gênio para chegar á conclusão da necessidade de elevarmos o patamar de investimento do país em educação. E não venham com esse papo de que não tem dinheiro. Para o pagamento da Dívida Pública, em 2013, os gastos atingiram R$ 718 bilhões (40,30% do orçamento da união). Para a educação foram destinados 3,70% do orçamento. Esse é o país da Copa do Mundo.
Suas bombas não atingem nossos sonhos. Não à criminalizações dos movimentos sociais! Pela desmilitarização da PM!
Enquanto isso, o país da Copa do Mundo também é o país da repressão aos movimentos sociais. Gerações passadas lutaram muito para derrubar a ditadura militar. A principal exigência era por liberdades políticas de organização e manifestação, além de lutar pelo direito de participar das decisões do país. 50 anos após o golpe militar, na democracia dos poderosos, Fabrício Alves é alvejado com três tiros pela Polícia Militar, 135 ativistas são presos por protestarem contra as injustiças da copa, em um único dia (25). É preciso lutar contra a tentativa dos governos de acabar com as mobilizações por meio da violência da PM. É preciso desmilitarizar as ruas, as cidades, nossos sonhos e a vida. Por isso queremos acabar com a PM por meio da sua desmilitarização. Os movimentos sociais, do campo e da cidade sofrem cotidianamente com perseguições. Não foi à toa que uma das grandes conclusões de 2013 foi àquela cantada por milhões “que coincidência, não tem polícia, não tem violência”…
 21, 22 e 23 de Março: unir lutadores/as de todo o país e preparar as grandes batalhas de 2014!
 Enquanto isso tudo acontece, uma certeza não pode se perder: é preciso organizar a nossa revolta! É por isso que a ANEL convida você a participar, não só da sua VIII Assembleia Nacional, mas também do Encontro Nacional convocado pela CSP – CONLUTAS, FERAESP, CUT Pode Mais e outros parceiros do Espaço Unidade de Ação e, também, do I Encontro Nacional de Negros e Negras da CSP – CONLUTAS. Esses eventos serão todos realizados entre os dias 21 e 23 de Março em São Paulo. Será uma grande reunião de lutadores jovens, estudantes; sindicalistas; mulheres; movimento popular urbano; lutadores do campo e lutadores negros e negras que fazem combatem o racismo e o capitalismo.
Queremos fazer um grande encontro das lutas e de seus lutadores. Nossas caminhadas não serão solitárias, mas solidárias e vitoriosas. Venha para a VIII Assembleia Nacional da ANEL e participe das demais atividades. Se em 2013 a principal vitória foi aprendermos que o caminho é a luta, em 2014 faremos esse caminho correndo… Até a vitória!
Vem com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário