domingo, 24 de março de 2013

UFRRJ: Na luta por melhorias, a solução foi ocupar a reitoria!


UFRRJ: Na luta por melhorias, a solução foi ocupar a reitoria!
Nós estudantes da UFRRJ cansamos de tanto descaso em relação à educação pública, à qualidade de ensino, à falta de estrutura e o sucateamento que com o tempo tem se agravado cada vez mais, aqui no nosso campus por exemplo, professores e estudantes de engenharia organizaram um dossiê mostrando a possibilidade de ocorrerem incêndios no nosso Instituto de Engenharia pois a fiação elétrica do mesmo encontra-se corrompida pela água, especialmente quando chove; na arquitetura, como foi exposto em assembléia pelos professores, parte do teto do laboratório caiu pondo em risco a vida dos estudantes e professores que poderiam estar mas felizmente não estavam na hora do ocorrido, no Departamento de Geologia há 4 anos não temos água. Os laboratórios da Medicina Veterinária estão em estado precário, com falta de formol e solventes, além de muitos não possuírem ar condicionado e refrigerador em bom estado. Temos curso, em especial os cursos novos criados com a aplicação do Reuni, tem possuem apenas 2 ou 3 professores como Relações Internacionais e Engenharia de Materiais, respectivamente.
.
Cursos antigos que por conta dessa ampliação populista e desorganizada estão sem espaço para ter aulas em seus próprios institutos, como é o caso da História, Economia dentre muitos outros. Presenciamos a cada dia o abandono do Governo e da Reitoria, apenas interessados nos seus benefícios próprios. Aqui não há transparência no tratamento das finanças, existem tantas irregularidades quanto problemas, temos sérias denuncias no que se refere a administração do recurso público da RURAL.
.
Não aguentamos mais a fila quilométrica do bandejão  enquanto esperamos a anos q saia do papel a construção de um outro bandejão  a obra de ampliação da biblioteca já ta durando 11 anos e até agora nada. Os alojamentos vivem com falta de água e luz, suas estruturas estão em condições precárias e irregulares. Os outros campi encontram-se em condições ainda piores e abandonadas, em Nova Iguaçu, por exemplo, os estudantes estão sem a máquina de Xerox há e convivem com a falta de segurança no seu dia a dia.
.
Mediante essa situação caótica alguns grupos organizados e organizações de representação estudantil puxaram a assembléia do dia 13/03/2013 com um único ponto de pauta “o caos na Universidade”, no auge da assembléia contamos com mais de 200 estudantes, entidades como o SINTUR e a ADUR estiveram na assembléia para nos dar apoio bem como alguns professores também. Após a exposição generalizada do inconformismo por parte dos estudantes ocupamos a reitoria na noite do mesmo dia.
.
Temos nossa lista de reivindicações e só vamos desocupar quando ela for atendida e mediante a vinda do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União para fins de averiguação em relação a como está sendo administrado as finanças da RURAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário